Férias, chuva e televisão

Estive de férias em Angra e como o tempo nesses dias estava praticamente chuvoso em todo o Brasil, apesar de férias, ficamos mais dentro de casa do que passeando. Digo isso, pois foi devido a esse fato, que assisti uma audiência pública na TV Senado sobre a questão da publicidade na TV, e essa principalmente direcionada ao público infantil. Teve gente defendendo assim como atacando a publicidade infantil. Mas o que todos concordaram é que estamos extrapolando o direito, se podemos assim dizer, de manipular pessoas e formar opiniões, ainda que sabendo, que o modelo que estamos vivendo, seja o do capitalismo, por conseguinte, o do lucro a qualquer custo. Mas o custo tem sido muito alto. A questão de orientação para a análise do que se está vendo é muito irrisória, pois só se analisa algo, quando se tem pré-conhecimento do assunto e subsídio para experimento e julgamento de valor. Nosso povo infelizmente, como nação em desenvolvimento, ainda é muito inocente e ingênuo e muito aquém quanto à questão de analisar, discutir e mensurar o que entra pela tela de televisão em seus lares. Nesse contexto, as crianças são as mais vulneráveis, visto que não há como elas distinguirem, pelo menos assim demonstram os estudos, antes dos doze anos em média, o que é a realidade e o que é fictício, tornando o lúdico, caminho para o que é patológico e desvirtuado.
Bom, quanto a minha postura, não posso e não vou mentir. Sou parte dessa nação e me orgulho de ser parte desse povo tão receptivo, mas sei que é difícil ter uma postura crítica, pois muitas vezes não temos para onde correr, não há opção, e por falta de recursos, a TV passa a ser muitas vezes, a nossa única e soberana forma de lazer e entre nada e a TV, vence os programas de qualidade e intenção duvidosas que estamos assistindo. Devido a minha profissão e depois de algumas leituras esclarecedoras, hoje já consigo enxergar o que antes não enxergava, ou seja, a intencionalidade da mensagem clara ou não que é vinculada ao programa transmitido, isso muito, evidenciado nos telejornais, que dependendo da emissora, dá ênfase ou não a um determinado assunto em detrimento a outro. Percebi também que as novelas, ainda que retratando os conflitos, valores, pecados tão comuns aos seres humanos, seja romance, dor, traição, dinheiro, inveja, morte; o fazem de maneira parcial, fazendo moda e criando comportamento, como por exemplo:” Não é brinquedo não!” , que passou a fazer parte do linguajar popular depois que veiculado a uma novela do horário nobre. Dependendo da abordagem dada, o bom pode ser não tão bom e o mal se torna bonzinho. Mas na vida real não há espaço para essas manipulações.
A emissora de TV mais antiga do mundo, a BBC de Londres (veja que as melhores produções científicas televisivas são dela), ao ser criada, especificou quando da sua concessão ,que sempre haveria em seu espaço de programação, 20% do tempo dedicado a divulgação científica, e isso no horário nobre. Mas estamos falando de uma nação em que se lê em média, 45 livros por ano e muitas vezes em nosso país, um professor, quando lê, lê somente 2.
Sei que comercialmente passar uma programação de divulgação científica no horário nobre, seria comercialmente inviável, mas isso ocorre não porque o povo não gosta de ciências, é porque ele não entende ciências, e se não entende, é porque não lhe educaram para isso, e por isso, aceita qualquer coisa, estagnando mentes, usurpando possibilidades.

Comentários

Fala Marcelão... Um abraço do seu amigo Márcio...
Muito bons seus posts e escritos...
Gostei do Assassino da paciência...
Anônimo disse…
Olá querido irmão/ A e com muita alegria que encontro mais um blog a ser dedicado a este grande Deus, gostai muito da forma que o querido/a irmão fez o seu blog esta muito criativo e bem construído que Deus continue abençoar este grande trabalho.
Querido irmão/A também tenho um site meu qual chamo o oficial gostava muito de que o irmão/a visse e deixa-se uma opinião, e muito importante para que eu possa cada vês fazer melhor o endereço do meu site e este que passo a mencionar.

Irmão me Ajude a divulgar este trabalho, para que Deus possa ser Louvado glorificado exaltado como ele e digno por pode atingir muitas almas .

O Irmão se tiver entrecado me deixar o seu contacto de Email para que eu posso enviar um Email a disser que foi actualizado.

Gostaria de saber se o irmão esta disposto a troca de link o seja parcerias .
Se tiver me deixe o endereço do seu blog o site após verificar o meu link o meto no meu site .

http://pegadasdejesus.webnode.com

Email de contacto.

deusetudoparamim@gmail.com

deusetudoparamim@hotmail.com


Que Deus a abençoe ricamente a sua vida e dos seus, fique com a paz do Sr.

Neste site você encontrará uma variedade de estudos e diversos textos baseados na Bíblia Sagrada.

Com o objectivo de proporcionar um maior entendimento e aprofundamento da Palavra de Deus.
Disponibilizamos varias áreas ministeriais. Além disso a muitos artigos que lhe serão úteis no dia a dia.

Postagens mais visitadas